Baunilha do Cerrado Fava Grande (+-15cm)
Direto da Chapada dos Veadeiros, mais um tesouro do segundo maior bioma brasileiro: Baunilha do Cerrado
Fora de estoque
A Baunilha do Cerrado
Vivendo e produzindo dentro dos limites da maior comunidade quilombola do Brasil, em Cavalcante, Goiás, região da Chapada dos Veadeiros, encontra-se uma incrível orquídea. Seu favo, um dos maiores dentro desta família vegetal, também a tornaram conhecida como Baunilha Banana.
Estamos falando da Baunilha do Cerrado, um verdadeiro tesouro do segundo maior bioma brasileiro, colhidas pelas mãos de famílias quilombolas. Escolher esta especiaria e ter consciência de como ele chega até nós, é respeitar e valorizar a história, os saberes e as comunidades locais.
A Baunilha do Cerrado é utilizada para aromatizar naturalmente bolos, biscoitos, bebidas, sorvetes, chocolates e doces. Sua fava pode ser utilizada in natura ou na produção de seu próprio extrato natural e açúcar baunilhado.
Local. Ambiental. Social. Regenerativo.
A produção e o consumo de alimentos é a ferramenta mais poderosa para regenerar nossos biomas. E os protagonistas deste movimento são os pequenos agricultores e extrativistas, industrias artesanais locais e consumidores que fazem suas escolhas considerando os impactos sócio-ambientais dos produtos que levam para casa.
Essa é a convicção da Bioporã. E a linha Biomas Brasil é a plena materialização desta visão.
Os sabores da linha Biomas Brasil são produzidos com a totalidade ou maior parte dos ingredientes com origem na pequena agricultura familiar e extrativismo comunitário.
Pessoas e ingredientes que fazem parte da história e da ecologia dos biomas aos quais pertencem.
Gergelim cultivado por povos quilombolas na Chapada dos Veadeiros, castanha de caju por comunidades descendentes de caiçaras no litoral cearense, cacau produzido em matas cabrucas no Sul da bahia, entre outros.
Ao escolher a Biomas Brasil, você fortalece este movimento regenerativo, se torna parte dele.
Faz sentido pra você? Então vem com a gente!
Ingrediente:
FAVA DE BAUNILHA DO CERRADO (VANILLA EDWALLI). NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Sugestões de uso
Extrato Natural de Baunilha
Ingredientes:
- 1 fava de Baunilha do Cerrado;
- 250ml de cachaça (vodka ou rum);
Preparo:
Corte a baunilha ao meio em sentido do comprimento e abra para expor as sementes. Coloque um frasco de vidro (se precisar, corte a fava para caber no recipiente) e cubra com a cachaça. Tampe e deixe curtir em lugar seco e escuro por pelo menos 1 mês. Mexa o pote de vez em quando. Quanto mais tempo curtido, mais concentrado o seu extrato vai ficar.
Açúcar Natural de Baunilha
Ingredientes:
- 1 fava de Baunilha do Cerrado;
- 500g de açúcar de sua preferência
Preparo:
Coloque o açúcar num vidro higienizado e seco. Abra as favas no sentido do comprimento, raspe as sementes e acrescente o açúcar. Corte as cascas em pedaços e coloque no meio do açúcar também. Deixe descansando por no mínimo 1 mês.
Avaliações
1 avaliação para Baunilha do Cerrado Fava Grande (+-15cm)
Experimente também
Granola do Cerrado Bioporã 200g
Zero glúten e cereais flocados, com ingredientes do agroextrativismo familiar da Chapada dos Veadeiros!
Samara (comprador verificado) –
Sou amadora na cozinha e tive a oportunidade de comprar a fava da baunilha do cerrado. Chegou linda e cheirosa. Fiz com ela um extrato, que após a macerar, já se encontra em uso, saborizando meus bolos e até sorvete. Minha mãe fez a base do sorvete e usou apenas o extrato como saborizante. O resultado? Que delícia de sorvete de baunilha. Espero ter a oportunidade de comprar mais uma, quando voltar ao estoque.