Receitas
Lobo-Guará e o Dia Mundial dos Animais
Bioporã . 04.10.18
Em: Sem categoria
A foto que ilustra este post pode ser um tanto chocante, mas a gente precisa mesmo de um tratamento de choque às vezes. O animal é um lobo-guará, o maior canídeo do Brasil, natural do nosso Cerrado.
Foi atropelado na GO-118, estrada que liga Brasília à Chapada dos Veadeiros, próximo à Alto Paraíso de Goiás, em março deste ano.
É uma imagem que retrata bem a forma como tratamos nossos animais silvestres aqui no Cerrado e em outros biomas:
- transformamos seu território em pastos e monocultivos de grãos e ainda;
- desrespeitamos limites de velocidade em estradas onde estes animais circulam.
Total desconexão.
Pra piorar, amamos de vida nossos cães e gatos, predadores vorazes na zona rural e mais ainda na cidade – pois são alimentados com rações produzidas a partir das mesmas pecuária e monocultivos.
Apontar um único responsável por uma cena triste como esta ou acreditar que porque se é vegano ou vegetariano é suficiente para se eximir da responsa é ter uma visão reduzida do grande cenário.
Somos TODOS responsáveis.
Então, neste Dia Mundial dos Animais, precisamos considerar como submetemos o bem-estar animal – seja dos que moram em nossos lares, seja dos que habitam ambientes naturais – às nossas escolhas.
E quem sabe, a partir daí, escolher melhor.
Menos carne.
Mais castrações de cães e gatos.
Mais cuidado e atenção nas estradas.
Mais respeito e carinho.
Mais lobos-guarás vivos pelo Cerrado.
O crédito da foto é de Thiago Césare, sócio-guardião da Bioporã.
Se você tem fotos de flagrantes do Cerrado, seja de sua beleza ou tristezas, e gostaria de compartilhá-la aqui em nosso perfil, entre em contato via direct ou através do e-mail: falecom@biopora.com!