Bioporã

Acima de R$ 250

Radar

Vegetarianismo é saudável?

Thiago Césare . 30.09.18

Em: Reflexões Nutritivas

Vegetarianismo? Se o papo é sério, faz bem conferir se temos os mesmos entendimentos sobre os conceitos colocados à mesa.

Saúde, por exemplo. O conceito se restringe ao seu bem estar, do seu grupo de convivência, de todos os sapiens ou abrange também os recursos naturais, como ar, água, solo e todas as demais espécies vegetais, animais, algas, bactérias etc? Para nós, saúde é um conceito que abrange o TODO, o planeta como um organismo único.

Nesta perspectiva, indivíduos e recursos são como células. E se parte delas não está bem, inexiste saúde plena.

A gente queria trazer esta reflexão em virtude do Dia do Vegetarianismo, celebrado amanhã. Acreditamos que este movimento representa um passo super importante para ampliarmos nosso conceito de saúde, sem se limitar à causa animal.

Pois é possível praticar uma dieta 100% vegetariana altamente nociva para sua saúde e a saúde do TODO. Alimentos altamente processados ou que geram enormes passivos sociais e ambientais passam por “vegetarianos” e a grande indústria sabe bem disso.

Coca-Cola, salsicha de soja e batata frita? Pesquise sobre o volume de água contaminada gerada na produção de refrigerantes, o processo de desertificação causado pela monocultura de soja e a contaminação de corpos hídricos causada por óleo vegetal queimado. Sem contar nas calorias vazias destes alimentos: zero nutrientes e altos índices de sal e açúcares refinados.

O vegetarianismo é um caminho que tem o potencial de ir além do prato. Assim mudamos nossos hábitos de consumo e passamos a valorizar o que é saudável de verdade.

Pense nisso. Bora expandir nossos conceitos!

Compartilhe: