Bioporã

Acima de R$ 250

Radar

Semana do Cerrado

Bioporã . 12.09.18

Em: Reflexões Nutritivas

Hoje é dia do Cerrado Brasileiro, bioma do qual a Bioporã tem orgulho de chamar de casa!

Com seus mais de 2 milhões de km², é o segundo maior bioma da América do Sul e lar de mais de 2 mil espécies animais, 11 mil espécies de plantas, incluindo nosso querido baruzeiro, muitas populações indígenas, quilombolas, ribeirinhos, conhecimento e cultura!

Não por acaso, nosso Cerrado detém o título de savana mais rica em biodiversidade do mundo. Super orgulho!

Infelizmente, nem tudo são flores de barus, pequis e caliandras.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a taxa média de desmatamento do Cerrado chega a ser o dobro da observada na Amazônia e já temos mais de 50% de sua área original suprimida, sendo a pecuária a maior responsável.

Cadê o cerrado que tava aqui? O boi comeu. E quem comeu o boi?

Hoje, o desmatamento tornou o Cerrado uma das principais regiões emissoras de CO2 no país e, aliada à agropecuária, o que estamos testemunhando é o surgimento de um grande deserto em seu lugar, com baixa biodiversidade e solos cada vez mais incapazes de reter água e nutrientes.

Porém as queimadas também podem ser iniciadas de forma natural devido ao acúmulo de biomassa seca, palhas, baixa umidade e alta temperatura. Esta junção de fatores criam o cenário perfeito para tal.

O cerrado tem seu incrível poder de recuperação e consegue rebrotar em um curto espaço de tempo. Porém sua rápida regeneração é consequente de queimadas naturais e não aquelas ocasionadas pelo homem. Estas últimas têm como consequência a degradação do ambiente, esgotamento das terras, erosão e perda da biodiversidade do cerrado.

Lembra do que aconteceu ano passado?

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros sofreu o pior incêndio registrado de toda sua história.
Segundo o ICMBio, uma área de 65 mil hectares foi afetada, 26% da área total do Parque atualmente.

A gente contou aqui: https://biopora.com/acoes/1-por-cento-para-o-cerrado/

Mas somos otimistas e acreditamos que podemos mudar esta realidade!

Com a SEMANA DO CERRADO BIOPORÃ, queremos promover consciência sobre as riquezas deste bioma e maneiras que cada um de nós temos à disposição para protegê-lo.

Além disso, de hoje até domingo – 11/09 a 16/09 – 5% de nossas vendas aqui no site serão revertidas para iniciativas de proteção e uso sustentável do Cerrado.

Outra forma que podemos, juntos, contribuir para fazer a diferença! Vamos nessa?

 

Compartilhe: