Que alegria ver você por aqui!
Entrar

Encontre seu pedido!
O que é saúde?
Parece simples, mas definir saúde é um grande desafio.

O Organização Mundial da Saúde - OMC define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças."

No entanto, popularmente o termo é utilizado quase que exclusivamente como ideia oposta à doença física ou mental de indivíduos ou grupos. Se alguém está doente, logo entendemos que este indivíduo está sofrendo de algum distúrbio nestas esferas.

Apesar de universalmente reconhecida, há um crescente grupo de pessoas e profissionais da saúde que vêem a necessidade de revisar esta definição, pois saúde remeteria a uma questão muito mais ampla e profunda do que simples bem-estar físico e mental.
Saúde Integral, Saúde Integrativa e Saúde Holística
Apesar de ainda não ter sido formalizada por organizações nacionais e internacionais, a ideia de saúde como estado que abrange não apenas o bem-estar físico e mental, mas também o emocional, o espiritual, o social e até o ecológico vem ganhando força e adeptos no Ocidente.

Nesta visão, saúde abrange todos os aspectos da vida individual, coletiva e planetária.

Nossos corpos físicos, pensamentos, emoções, alimentação, valores e a capacidade de nos auto-conhecer e atribuir à Vida um significado que nos realize plenamente são pilares que, mutuamente, constituem nossa saúde.

E é na alimentação que todos estes aspectos se encontram. Ela reflete nossos modos de produção agropecuária, nossos estilos de vida, nosso estado de consciência e as doenças que cultivamos.

Tudo o que comemos, pensamos, sentimos, falamos, construímos e fazemos têm impacto sobre nossa saúde, das pessoas que nos rodeiam e do mundo que nos acolhe. Esta é a nova visão!
O que significa vegano?
Vegan é um termo inglês, com equivalente em português vegano, criado na Inglaterra em 1944 por ex-integrantes do The Vegetarian Society que, liderados por Donald Watson, fundaram a The Vegan Society. O termo é resultado da união do prefixo veg com o sufixo -an, ambos do inglês vegetarian.

Vegano refere-se ao princípio ético de não submeter animais a qualquer tipo de exploração, seja no fornecimento de alimento, trabalho, caça, testes etc.

É importante frisar que vegano e dieta vegetariana não são a mesma coisa. Veganismo não é dieta, e sim um estilo de vida no qual não se explorem os animais, sendo a dieta estritamente vegetariana um dos meios de colocar a ética vegana em prática.

Assim, o nome vegano presente em nossos produtos se refere ao fato de, ao longo de toda a cadeia produtiva dos mesmos, não serem utilizadas práticas exploratórias de animais, sendo a ausência de ingredientes de origem animal uma consequência deste princípio.

Em 2013, a Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB lançou o selo Aprovado pela SVB - Vegano, a primeira certificação do gênero no Brasil. De acordo com ele, o produto vegano:

"... não contém em sua composição nenhum ingrediente de origem animal e durante cujo desenvolvimento (...) nenhum animal foi usado em qualquer teste ou experimentação".
O que significa dieta?
No Brasil, o termo dieta é erroneamente associado à regime alimentar, onde por um período de tempo limitado adotam-se práticas alimentares visando-se a recuperação da saúde ou a perda ou aumento de peso.

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Todos temos nossas dietas específicas, com nossas preferências e frequências de consumo.
O que significa alimentação consciente?
Alimentação consciente é um termo que vem se popularizando no Brasil nos últimos anos, sendo seu conceito ainda bastante amplo e difuso.

Para nós da Bioporã, alimentação consciente refere-se a um estilo de vida onde alimentação, saúde e consciência estão relacionadas de maneira tão íntima que fica impossível dizer onde uma começa e a outra acaba.

Alimentação consciente significa ler rótulos, questionar-se sobre os benefícios de ingredientes artificiais, buscar ativamente informações que esclareçam os como, quem, onde e por ques dos alimentos. Literalmente, é não engolir nada sem antes tomar uma decisão consciente a partir das informações que obtivemos de maneira ativa..

Assim, alimentação consciente significa transformar nossa consciência pela alimentação, ao mesmo tempo em que transformamos nossa alimentação pela nossa consciência.
O que significa vegetarianismo?
A origem do termo vegetarianismo é controversa, mas há consenso que o mesmo ganhou popularidade com a criação da Vegetarian Society na Inglaterra em 1847.

Apesar de referir-se a princípios éticos de respeito aos direitos dos animais, o termo é comumente relacionado à dietas isentas, em diferentes níveis, de ingredientes de origem animal, tais como:

Ovolactovegetarianismo: sem carnes, mas com uso de ovos, leite e derivados e mel.

Ovovegetarianismo: sem carnes, leite e derivados, mas com uso de ovos.

Lactovegetarianismo: sem carnes, mas com uso de leite e derivados.

Vegetarianismo semiestrito: sem carnes, ovos, leite e derivados, mas com uso de mel.

Vegetarianismo estrito: sem carnes, ovos, leite e derivados e mel.

Por ser ambíguo, o termo suscita confusões de gênero e espécie. Há situações onde vegetarianismo estrito, por exemplo, é apresentado como sinônimo de vegano. Mas, como vimos acima, veganismo não é dieta e refere-se a uma ideia mais ampla.
O que significa crudivorismo?
Stricto sensu, crudivorismo é uma dieta onde são consumidos alimentos exclusivamente crus, sem que os mesmos sejam expostos ao calor via cozimento ou desidratação. Admite-se o consumo de carnes e produtos de origem animal, desde que consumidos crus.

O crudivorismo reconhece um fato nutricional incrível: alimentos de origem vegetal in natura apresentam em sua composição as enzimas necessárias para auxiliar sua digestão, gerando uma economia energética na digestão.

Em outras palavras, alimentos vegetais crus demandam menos energia para serem digeridos e fornecem vitaminas e minerais de rápida assimilação.

Além disso, estes alimentos apresentam notáveis características depurativas, agindo como desintoxicadores do organismo.

A prática do crudivorismo está muito assossiada ao vegetarianismo e mesmo à visão de mundo vegana. Assim, dietas crudívoras geralmente são vegetarianas e podem admitir alimentos desidratados e amornados.

A Bioporã inspira-se muito na abordagem crudívora e oferece uma linha de produtos crus, como a Manteiga de Coco, a Amêndoa Dream, o Tahine Cru, o Cajuhine e a Multi Nutty. Muitos ingredientes de outros produtos também são crus, como o cacau, castanhas e sementes.
O que significa alimentação viva?
Conceitualmente, alimentação viva vai além do crudivorismo, pois dá destaque ao uso de brotos e sementes germinadas e ingredientes ativados, como o caso de castanhas e sementes hidratadas.

Estes alimentos apresentam características nutricionais significativamente diferentes às suas versões cruas, e por isso merecem destaque.